A Mata Atlântica é uma das florestas mais diversas do mundo, abrigando uma rica variedade de espécies vegetais e animais. Na época da chegada dos portugueses ao Brasil, esta floresta abrangia uma área de mais de 1,5 milhão de km², estendendo-se pelas regiões nordeste, sudeste e sul do país.
A Mata Atlântica é um dos 36 “hotspots” globais de biodiversidade, abrigando mais de 20.000 espécies de plantas, aproximadamente 2.200 espécies de aves, 370 de mamíferos, 1.000 de répteis e anfíbios e mais de 350 de peixes de água doce. Muitas destas espécies são endêmicas, ou seja, só ocorrem neste bioma.
Infelizmente, devido a atividades humanas, restam aproximadamente 12% da cobertura original da floresta, o que coloca em risco de extinção muitas espécies de animais, plantas e fungos.
Esforços de conservação e restauração ambiental estão em curso para proteger e recuperar esse ecossistema único. Através de iniciativas de restauração ambiental, criação de unidades de conservação e engajamento comunitário, diversas organizações e voluntários trabalham incansavelmente para garantir a sobrevivência da Mata Atlântica e assegurar um futuro de bem-estar para as próximas gerações.
Ajude-nos a proteger a Mata Atlântica.
Chave pix: contato@ibiosfera.org.br